NR 10 -- RAPOSA DE FOGO

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Cursos

Curso NR-10

NR10 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que define e exige as medidas preventivas em empresas relacionadas ao setor elétrico. Ela existe com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em serviços relacionados à eletricidade.

Objetivo do curso

O Curso NR10 tem como objetivo treinar os profissionais que atuam de maneira direta ou indireta com serviços envolvendo eletricidade, de modo a aperfeiçoar seus conhecimentos para atender às imposições e solicitações legais das normas regulamentadoras, garantindo também à segurança do ambiente de trabalho, a preservação do meio ambiente, a integridade das instalações e principalmente da vida dos profissionais.

Validade

Para ser válido o Curso NR10 deverá ser elaborado por profissionais habilitados nas áreas elétrica, segurança do trabalho e saúde, os mesmos devem ser registrados em orgãos oficiais de ensino. O treinamento deve abordar todo conteúdo do anexo II da Norma NR10 estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com carga horária de 40 horas
para o curso básico.

Material didático

O material didático do curso é composto por apostila de NR10 elaborada por profissionais altamente qualificados, vídeo aulas.


Quem pode ministrar?

Para ministrar o curso de NR 10 é necessário que os profissionais sejam legalmente habilitados e registrados em seus competentes conselhos de classe, são eles: profissionais da área elétrica, de segurança do trabalho e da área médica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA EM ELETRICIDADE;
LEGISLAÇÃO, NORMAS TÉCNICAS E NORMAS COMPLEMENTARES APLICÁVEIS;

RISCOS EM INSTALAÇOES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE;
MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO;
EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS PARA TRABALHOS COM ELETRICIDADE;
ROTINAS DE TRABALHO - PROCEDIMENTOS;
DOCUMENTAÇAO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS;
RISCOS ADICIONAIS;
ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA;
PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS;
PRIMEIROS SOCORROS;
RESPONSABILIDADE.


Complemento importante:
Os profissionais que atuam no SEP - Sistema Elétrico de Potência, nas atividades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, para serem considerados capacitados e aptos à autorização, devem realizar, além deste curso, o Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência.
- Engenheiros eletricistas, etc.


Reciclagem NR10 - Básico

O curso de Reciclagem da NR 10 Básico tem como objetivo capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente estejam envolvidos em trabalhos com instalações elétricas e serviços com eletricidade e de acordo com o novo texto da NR 10, conforme PORTARIA N.º 598, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004, é obrigatório a atualização do curso da NR 10 a cada dois anos.
O público alvo do curso de Reciclagem da NR 10 Básico são os trabalhadores da área de eletricidade que realizaram o curso de formação, e de acordo com a NR 10 é obrigatório a atualização do curso a cada dois anos. O curso de Reciclagem da NR 10 Básico, é direcionado para profissionais que realizam atividades com baixa tensão, abaixo de 1000 volts, e se aplica às fases de distribuição, manutenção e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.
Neste estão envolvidos:
- Trabalhadores em geral que estão expostos direta e/ou indiretamente a riscos elétricos;
- Eletricistas;
- Técnicos eletricistas;
- Eletrotécnicos;
- Eletromecânicos;



 
...:: Centro de Formação e Capacitação de Bombeiros Civis ::...
Rua Botafogo, nº 483 - Guilhermina - Praia Grande - SP
13 3491-1996 / 13 99629-6966 / 13 99744-6865
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal